3º Concurso Cultural
A poesia vai de ônibus

envie sua poesia
  1. Anexe sua poesia aqui somente arquivos .pdf, .docx, .doc, .odt e .rtf
Empresas Associadas: Ritur, ZTL, Rio Maina Transportes, Forquilhinha Transportes

PerguntasFrequentes

  • 1) Quem pode se inscrever no concurso cultural “A poesia vai de ônibus”?

    Podem se inscrever pessoas a partir de 10 anos de idade e que residam em um dos municípios da AMREC. Fazem parte da AMREC os seguintes municípios: Balneário Rincão, Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Orleans, Treviso, Cocal do Sul, Forquilhinha, Lauro Muller, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga.

  • 2) Quantos poemas serão selecionados?

    Serão selecionados 50 poemas.

  • 3) Como devo identificar meu poema? Devo usar meu nome no poema?

    Não. O nome verdadeiro deverá ser colocado na ficha de inscrição, juntamente com outros dados pessoais. O poema deve ser identificado com um pseudônimo.

  • 4) O que é pseudônimo?

    Pseudônimo é um nome falso, inventado, podendo ser de um personagem de filme, livro, quadrinho, apelidos e que seja totalmente diferente do nome verdadeiro do participante.

  • 5) Como será a premiação?

    A premiação dos 50 selecionados será a impressão do poema em matrizes adesivas (adesivos tamanho A3) que serão colados no interior dos ônibus das empresas associadas à ACTU. Não haverá pagamento em dinheiro.

  • 6) Qual o prazo de inscrição?

    A inscrição vai de 05 de agosto a 31 de outubro de 2019.

  • 7) Como deve ser feita a inscrição?

    A inscrição deve ser feita exclusivamente no site da ACTU (www.actu.com.br)

  • 8) Quando será divulgado no resultado?

    O resultado será divulgado no mês de novembro de 2019.

  • 9) Os poemas serão publicados em livros?

    Os poemas não serão publicados em livros, apenas nos adesivos.

  • 10) Por que participar do concurso cultural “A Poesia vai de Ônibus”?

    Porque é uma oportunidade de mostrar seu talento. Dentro do ônibus seu poema vai percorrer vários lugares da cidade e ser lidos por inúmeras pessoas. Não é uma boa razão para participar?

REGULAMENTO

A Associação Criciumense de Transportes Urbanos – ACTU, em parceria com a Academia Criciumense de Letras – ACLe, propõe a 3ª edição/ ano 2019, do Concurso Cultural “A Poesia vai de Ônibus” e apresenta o Regulamento, que institui normas para o procedimento do mesmo:

1. DA FINALIDADE

Estimular, selecionar e divulgar a produção literária, gênero poema, possibilitando a divulgação dos mesmos na frota de ônibus das empresas associadas a ACTU, para conhecimento da comunidade de Criciúma e região.

2. DA ORGANIZAÇÃO

O concurso será organizado pela ACTU em parceria com a Academia Criciumense de Letras- ACLe.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 − As inscrições dos poemas deverão ser realizadas de 05/08/2019 a 31/10/2019.

3.2 − As inscrições dos poemas devem ser realizadas EXCLUSIVAMENTE pela Internet, através de link do concurso na página da ACTU (www.actu.com.br).

3.3 − O poema deverá ser inédito, com tema livre.

Entende-se como “inédito” o texto nunca publicado em quaisquer veículos impressos ou eletrônicos (sites, blogs, face book, twitter etc.).

3.4 − O autor não poderá utilizar seu nome verdadeiro no poema, devendo identificar-se com um pseudônimo.

3.5 − O concorrente poderá participar com APENAS UM poema, que deverá ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), fonte tipo “Arial”, tamanho 12, espaçamento 1,5.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida com todos os dados solicitados.

3.6 – Poderão participar pessoas a partir de 10 anos de idade, completos até o último dia da inscrição.

3.7 — Não serão considerados trabalhos em desacordo com este regulamento.

3.8 — A organização do concurso não se responsabiliza por eventuais problemas de revisão dos poemas.

4. DA PARTICIPAÇÃO

4.1 — O Concurso é aberto a todos os interessados, residentes nos municípios da AMREC.

Fazem parte da AMREC os seguintes municípios: Balneário Rincão, Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Orleans, Treviso, Cocal do Sul, Forquilhinha, Lauro Muller, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga.

4.2 — O ato da inscrição implica automaticamente a cedência dos direitos autorais.

4.3 — Por direitos autorais entende-se o poder de publicação em adesivos, meios eletrônicos ou em qualquer outra forma de veiculação, sempre que assim for decidido pelos promotores deste concurso.

4.4 — Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

5. DA SELEÇÃO

5.1 — ACTU e a Academia Criciumense de Letras- ACLe, designarão uma Comissão Julgadora e, a ela, é conferido poder soberano de selecionar até 50 poemas.

5.2 — A comissão julgadora adotará como critérios de seleção a qualidade literária e a adequação à proposta do concurso.

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

6.1 — O resultado do Concurso será divulgado dia 21/11/19 na página do Concurso e outros meios de comunicação. Os selecionados também receberão e-mail informando sobre sua classificação.

7. DOS RECURSOS

7.1 — A decisão da comissão julgadora é soberana, não cabendo recurso.

8. DA PREMIAÇÃO

O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas em matrizes adesivadas no interior dos ônibus da ACTU. Não haverá qualquer forma de pagamento em dinheiro aos selecionados.

9. DAS OUTRAS DISPOSIÇÕES

A inscrição dos trabalhos neste concurso, implica no conhecimento e na aceitação integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pelos promotores deste concurso.

10. DO CRONOGRAMA

10.1 — Inscrições: de 05/08 a 31/10/2019

10.2 — Divulgação dos resultados dia 21/11/2019

10.3 - Premiação: 05/12/2019

Sobre os organizadores do concurso cultural “A Poesia Vai de Ônibus”.

A Associação Criciumense de Transporte Urbano - ACTU, foi criada a partir da necessidade de se fundir ideais e objetivos das empresas que atuavam no Transporte Coletivo Urbano de Criciúma. A Auto Viação Critur Ltda, Expresso Coletivo Forquilhinha Ltda, Expresso Rio Maina Ltda, Transporte Coletivo São Marcos Ltda e Zelindo Trento e Cia Ltda são as empresas fundadoras da ACTU. Entre as várias funções da ACTU está a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Também desempenha ações socioculturais como Projeto “Vozes em Canto”, em parceria com o Festival Internacional de Corais, “Campanha do Agasalho”, em parceria com Cruz Vermelha, “Hora do Conto” e o Projeto de Responsabilidade Social “Turminha do Futuro”.

A Academia Criciumense de Letras – ACLe, foi fundada em 25 de abril de 1997 e oficializada em 14 de novembro de 1999, quando tomaram posse 25 acadêmicos. Atualmente, o número é de 35 membros.

A academia tem por finalidade cultivar a língua vernácula como arte de expressão e promover a defesa dos valores culturais do Município de Criciúma, especialmente no campo literário. Para cumprir seu objetivo, propõe-se a organizar reuniões de estudos, conferências sobre autores e obras de escritores brasileiros e catarinenses, palestras culturais, bem como promover concursos literários. A Academia edita anualmente, desde 1999, sua Revista Acadêmica com a produção literária dos seus acadêmicos, bem como os textos premiados no seu Concurso Literário.

Atual diretoria da ACLe: Presidente: Doris Becke Machado Freitas

Vice-presidente: Sandra Meyer Silvestre

Secretária: Dioni Fernandes Virtuoso

Tesoureiro: Plácido Pizzetti

Coordenadora de Biblioteca: Cármen Maria Neves G. Pillon