Notícias

01/11/2013

ACTU entra no clima do “Novembro Azul”

ACTU entra no clima do “Novembro Azul”

Depois do Outubro Rosa, é a vez do Novembro Azul entrar em cena. Este mês é internacionalmente dedicado as ações relacionadas à prevenção do câncer de próstata. A Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) entrou no clima e nos próximos 30 dias, os trabalhadores estarão utilizando o símbolo da campanha, o “Mustache” (bigode em inglês). “Da mesma forma como todos os colaboradores utilizaram o laço rosa durante o mês de outubro, agora é a vez da mobilização em prol da saúde do homem. Queremos despertar a curiosidade das pessoas que circulam pelos terminais da cidade. São quase 50 mil pessoas por dia que utilizam o transporte público. Se dessas, 10% se interessarem em saber o motivo do bigode no uniforme, já é o suficiente, já que todos os profissionais estão habilitados em levar informações sobre a campanha e principalmente sobre a prevenção do câncer de próstata”, explica o auxiliar administrativo da ACTU, Tiago Soares. Ao todo, foram distribuídos 700 bigodes para motoristas, fiscais, cobradores e demais funcionários. “A ACTU busca desenvolver ações voltadas para a saúde, educação, leitura, fora das datas mais tradicionais e, desta forma, atingimos um grande número de pessoas. Informação é a melhor forma de prevenir. Com esta ação, além dos usuários, mobilizamos também nossos colaboradores que ficam informados sobre a prevenção do câncer de próstata”, relata a supervisora da ACTU, Karla Rejane Machado. “Essas ações desenvolvidas são muito importantes. O câncer de próstata é uma doença que, infelizmente, é tratada com muito preconceito pelos homens e isso precisa ser mudado. Com essa campanha podemos fazer a nossa parte”, enaltece a atendente Clarisse Vieira. Curiosidade: Porque um bigode? A febre “Mustache”, que significa bigode (em inglês), veio de um movimento organizado na Austrália em que um grupo de amigos estava conversando sobre as tendências do passado, entre elas o bigode, e dessa brincadeira acabou surgindo a organização Movember (mistura de “mo” de moustache e “member” de november) Foundation que luta contra o câncer de próstata, incentivando os homens a usar preservativos e cuidar da saúde. Uma forma de “participar” da campanha é adotar o uso do bigode, caso seja homem, ou usar acessórios e peças que tenham esse elemento desenhado ou aplicado, no caso das mulheres ou homens que não curtam deixar o bigode crescer. Fonte: Ministério da Saúde; Instituto Nacional do Câncer e Portal Brasil.

Faça um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal por favor nos avise entrando em contato.

últimas notícias

noalt

Cartões CriciúmaCard

O CriciúmaCard é o cartão utilizado no sistema de transporte do município de Criciúma.

noalt

Horário de Ônibus

Escolha um dos sites abaixo para encontrar o horário do seu ônibus.

Enquete
Enquete Participe de nossas enquetes. Sua opinião é muito importante para nós. Veja nossas enquetes